domingo, 5 de outubro de 2008

Relações Humanas

Aqui há uns anos, uma colega tinha lido numa revista de estrangeira de ciência, havia pouco tempo, um artigo sobre a extinção da espécie humana. Na altura nem liguei muito ao que ela falava mas recordo-me claramente dela enumerar diversos aspectos, que bem analisados, irão possivelmente levar ao nosso desaparecimento da face da Terra.
Um dos aspectos eram doenças que não tinham cura, ou pelo menos, não havia a pressa em encontrar uma solução para as mesmas (e na verdade para além da sida, para a qual ainda não se encontrou uma solução, existem doenças que estavam praticamente erradicadas e parecem ter voltado do passado para nos assolar). Isto para não falar nas doenças criadas em laboratório, ou seja, a dita "gerra química".
Outro aspecto era o facto da interrupção voluntária da gravidez, mais conhecida pela "simples" palavra "aborto". Pois este factor pode-nos parecer normal, no entanto observado pelo ponto de vista da evolução humana e preservação da espécie, é um factor determinante, pois a própria espécie interrompe voluntariamante o ciclo da vida. E isto é algo que apenas acontece na espécie humana! Isto associado às mais diversas situações que hoje em dia impedem os casais de ter filhos... contudo se olharmos para a população mundial depressa percebemos de que não estamos sozinhos neste planeta! Pois não... mas o desequilíbrio é bem visível!
O referido desquilíbrio da distribuição humana pela Terra está a levar ao uso desmedido dos recursos do planeta, por sua vez ou esgotamento de muitos recursos naturais; devendo ainda associar a toda esta situação "explusiva" factores como a poluição, as alterações climatéricas, a saturação dos solos, etc, etc...
Segundo aquele artigo nós, homens e mulhres, deste planeta temos os dias contados!!!
Se calhar por isso, por estarmos tão "perto do fim", tudo esteja a ser tão rápido e efémero... e as relações humanas não poderiam ser uma excepção à regra. Senão vejamos, os nossos antepassados juntaram-se e também procriaram (e em alguns casos muito bem sucedidos, diga-se de passagem!), não tinham telefones, a larga maioria não sabia ler nem escrever, como tal não escreviam cartas uns aos outros, muito menos telemóveis, acesso à net e tudo mais que hoje invadiu as nossas vidas quotidianas!
Toda esta evolução tecnológica parece ter vindo facilitar a nossa comunicação e, até à primeira vista, poderá parecer que nos aproximou. No entanto tirou-nos o lugar sagrado da palavra "cara a cara", o aperto de mão para selar um negócio, o abraço de despedida ou o beijo da chegada. Enfim estamos a substituir tudo por um sms, pelas conversas no msn, pela mensagem do mail... e até estamos a fugir da conversa pelo telemóvel! Se não comunicarnos correctamente a palavra vai-se perder e com ela a aproximação entre nós... e daí até as relações humanas estarem em perigo é um passo! O que pode estar além desse mesmo passo poderá ser o abismo... sem querer ser o "Velho do Restelo" acho que ainda estamos a tempo de nos salvarmos!
Bora ler um belo livro e escrever uma longa carta a um amigo...

Sem comentários: