domingo, 12 de outubro de 2008

Escolhas incertas

Quantas de nós nos deparamos com escolhas que poderão alterar o nosso futuro? Escolhas que nos podem levar a um futuro incerto! Por exemplo? Quando escolhemos o curso a seguir. Muitas das vezes não conseguimos antever as necessidades do mercado de trabalho ou, simplesmente, não temos quem nos guie nas nossas decisões. Os pais são muitas das vezes os nossos conselheiros e tentam, da melhor maneira, ajudar-nos numa escolha face ao futuro. O que acontece é que, em muitas situações, não se guiam pelos nossos gostos ou opções... seguem os sonhos deles que ficaram algures perdidos no tempo.
Recordo o que se passou com meu irmão, por exemplo! Ele sempre foi bom aluno, e digo bom porque nunca teve uma única nota negativa, até chegar ao ensino superior. Quando teve de concorrer para a universidade conseguiu entrar na faculdade e em duas academias (Escola Naval e Academia Militar). Acabou por optar, influenciado pelo meu pai, pela Escola Naval...
O Resultado não foi o melhor... não concluiu a academia, andou a trabalhar e recandidatou-se à faculdade (para um curso que não acabou!)... esteve efectivo num banco e resolveu abandonar esse emprego... e por aí a fora! Tudo isto porque alguém o tentou guiar, impondo a sua vontade. Ele apenas queria estudar electrónica e mecânica... um curso que não havia em Portugal na altura! Os meus pais poderiam-lhe ter pago o curso que ele tanto queria no estrangeiro, pois seguramente, teriam poupado muito mais dinheiro e saúde a todos nós!!!!

Sem comentários: