sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Esmola Universitária!!!

A situação que passo a narrar foi das situações mais caricatas que me aconteceram nos meus anos de aluna universitária. No meu terceiro ano, mais propriamente em Janeiro de 1992, tive a oportunidade de ser bolseira na Universidade la Sapienza e Roma , durante três meses. Foi das coisas mais engraçadas que vivi!
Nós tinhamos aulas de literatura na universidade durante a manhã e à tarde podiamos passear por Roma à nossa vontade. Conheci muito bem essa cidade, dia e noite, por assim dizer... Mas o episódio que vou contar parece ter sido tirado de um filme de Almodover, por exemplo.
Estava na aula de Literatura Medieval, com um dos Professores mais conhecido a nível mundial nesta área, o Dr. Finazzi Agro...tomando atenção para não perder o fio do pensamento... eis que entra pela sala uma jovem cigana. Fiquei espantada e ainda pior quando me apercebi que ninguém lhe ligou a mínima!!!
A jovem teria perto dos onze/douze anos, todas despenteada, com roupa suja e rota... enfim! O Professor continuou a dar a sua aula, sem para um único momento. Ela foi de mesa em mesa e estendia mão para pedir... uns davam, outros não... até que, por fim, chegou ao Professor. O Catedrático, sem para de falar, meteu a mão ao bolso e retirou a carteira. Tirou lá de dentro uma nova de mil liras (mais ou menos 50 cêntimos, actualmente) e deu-lhe. Ela indignada abana a nota para a nota e diz "Só?" (em italiano, evidentemente!). O senhor olhou para ela sobre os seus óculos, tirou outra nota igual e deu-lha! Não sei se por medo que a jovem lhe estragasse a aula ou se chamasse o resto da família que andava a pedir pelas outras salas da Faculdade!!! Super insólito... pois famílias interias andavam por ali a pedir dinheiro, comida, bebida e a conviver até com jovens da universidade... Que estranho!!!

Sem comentários: