sábado, 18 de outubro de 2008

Presente Envenenado!!!!

Pode parecer que este texto é irónico, face ao dia de ontem, mas na verdade não o é propriamente referente a ele!!!
Nem tudo o que perece é... e quantas das vezes os nossos olhos só vêem aquilo que nós queremos ver? Ou o que vemos não queremos aceitar... e por aí a fora! Talvez possamos dizer que a visão é o sentido que mais vezes nos trai. Pois em quantas situações nós vemos uma coisa e depois não é bem aquilo?!
Quando falo em presente envenenado estou a referir-me a algo que pode parecer uma coisa e depois na realidade tem um sabor amargo e totalmente diferente do que parecia ser. Nas histórias o mal nunca vem ele "próprio", aparece sempre "disfarçado"! Vamos ver o exemplo do lobo mau quando se disfarça de avozinha na história do "Capuchinho Vermelho", para atrair a criança... a velhinha boazinha que dá a maçã à Branca de Neve... a senhora que deixa a princesa usar a roca na "Bela Adormecida"... enfim ou vemos estas histórias com atenção redobrada e compreendemos, por nós mesmos, que as pessoas para nos atrairem e depois nos trairem se disfarçam de boas pessoas... ou então vamos sofrer o resto da vida!!!
Se não pertendemos uma coisa não devemos desejá-la! Mas como sabemos que não a queremos se nunca a tivemos? Então devemos tentar abordá-la sem falsidade, sem máscara, sem segundas intenções... no fundo de espírito livre! Pois é... e se do outro lado a "máscara" está posta e as garras só estão temporariamente escondidas? Temos de jogar à defesa e tentar perceber qual o momento que devemos mostrar também as nossas garras e colocar, não a máscara falsa mas o elmo para a luta, e até prender o cabelo (que na antiguidade para os homens significava inicío de uma batalha!).
Não gosto de falsidade e odeio segundas intenções, especialmente mal disfarçadas e pouco adequadas às situações. A falta de coragem e a cobardia também revelam muito da personalidade de uma pessoa... é pena que muitos a usem como máscara de disfarce em vez do elmo de guerra (pois para esta ele tão têm sequer a mínima coragem!!!!)

Sem comentários: