terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Restaurante Surrealista

Na certa todos nós já passámos por aquele tipo de situação que perece ter sido criada para os "apanhados". Neste fim-de-semana, durante uma breve visita a Manteigas, tive juntamente com os meus companheiros de viagem uma experiência única... se não fosse o caso de ter sido cómica poder-se-ia dizer que foi uma tragédia.
Impedidos de subir a serra devido ao mau tempo decidimos almoçar em Manteigas... por infelicidade, o meu marido lembrou-se de um restaurante onde tinhamos almoçado dois anos antes e assim foi. Enquanto eles estacionavam os carros, eu e um dos meus filhos fomos entrando para pedir uma mesa. Mal entrei no restaurante vi uma cena insólita: o cozinheiro, com cara de poucos amigos, a sair da cozinha e chamar a uma das funcionárias. Fechou a porta e ouviram-se alguns berros!!! Entretanto ela sai da cozinha e continua o seu trabalho... arruma uma mesa para dez pessoas (o número que eu lhe tinha dito!). O cozinheiro aparece de novo e diz que as mesas naquela disposição não ficavam bem... ela ignorou-o e continuou a sua tarefa, juntamente com um jovem rapaz pouco habituado àquelas lides.
Quando chegaram todos tivemos de espera um bom bocado que nos viessem atender e a senhora parecia perdida no meio de tanta gente. Ou melhor uma barata tonta que não tinha mãos a medir!!! O cozinheiro, que mais tarde viemos a saber tratar-se do seu marido, volta e meia vinha ao meio da sala tentar ajudar... mas descascava nela e no jovem empregado de uma forma "original", dizendo que assim era impossível, questionando-os sobre os pedidos, as bebidas, os pagamentos, as mesas já atendidas, etc... um stress!
O meu cunhado pediu pataniscas de bacalhau para entrada (tal como constava na ementa) e recebeu como resposta, depois da senhora questionar o tal cozinheiro, que nesse dia não podia ser satisfeito o seu pedido, pois tinham a "casa" cheia... O que é que uma coisa tinha a ver com outra? Se não conseguem cozinhar tanta coisa não coloquem na lista!!!! Certo?
Lá vieram uns queijos como entrada mas não a nosso pedido... a sopa chegou depois do prato de bacalhau e do cabrito assado... as bebidas vinham quase todas trocadas!!! E sempre o senhor a tentar ajudar... atrapanhando os outros ainda mais. Falava alto, dando a opinião sobre a eficiência profissional da sua esposa, tirava as coisas da mão do rapaz e ia ele continuá-las, recebia as contas e pagamentos dos clientes... até que às tantas, no meio daquele caos, ele diz à senhora (gritando de dentro da cozinha) que estavam duas travessas à espera para irem para a mesa dos clientes. Entretanto como ela não estava junto do balcão dos pedidos não ouviu... nisto levanta-se um o cliente, vai buscar as travessas e leva-as à mesa do casal que estava à espera do seu pedido! Foi uma gargalhada geral!
No final depois de muitas gargalhadas e risos o senhor tomou consciência de que aquele almoço tinha sido caótico e pediu-nos desculpa... tirou uma foto connosco e ainda nos deu um saco de bolos regionais!!! Acho que me vou lembrar daquela refeição por muitos anos...

Sem comentários: