terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Intempral?!

Ando a acabar de ler um livro que é o segundo volume de um romance baseado na guerra de Tróia. Devo dizer que o primeiro volume levou-me imenso tempo a ler e nem gostei muito. Acho que não gostei de primeiro volume porque já conhecia a história, mas o segundo fala do regresso de Tróia e eu estou a gostar bastante de lê-lo.
Com esta leitura não só ampliei os meus conhecimentos históricos como vi que afinal a vida de certas pessoas parece que se repete... Helena que deixa o marido (Menelau) para fugir com Páris, Menelau que procura vingar-se, Agamemnon (irmão de Menelau) que deseja a cunhada, a esposa dele que o odeia de morte, Helena que se junta com o irmão de Páris após a morte deste... entre outras peripécias que parecem tão actuais... no entanto menos dramáticas! Eu digo menos dramáticas porque hoje em dia já nada nos parece surpreender... não são os relatos que nos chegam de boca em boca, são as imagens que entram pela nossa casa a dentro, e nos mostram toda a crueldade do mundo!!!
Será que certos assuntos irão ser sempre intemporais? Se calhar contradizendo Camões no seu soneto mudam-se os tempos mas não se mudam as vontades...

Sem comentários: