quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O meu avô era um homem moderno!

O meu querido avô que nasceu no século XIX e morreu no século passado era um homem moderno! Descobri isso recentemente!!!!
Foi um homem que era representante de um banco na sua aldeia e um comerciante respeitado. A imagem que eu tenho dele é de um homem envelhecido, já casado em segundas núpcias com uma senhora que o tratava muito bem, pouco amigo de conversas, nunca me deu uma pastilha elástica sequer... No entanto não guardo mágoa dele porque a minha mãe sempre o admirou e o elogiou muito.
Porque motivo a minha mãe o admirava? Não era apenas pelo facto de ser seu pai, mas porque aquele homem fez com que as filhas e filho estudassem... e a minha tia mais velha não acabou os estudos e ele deu-lhe uma casa como forma de garantir o seu futuro!!! As minhas tias e a minha mãe estudaram e hoje gozam de uma boa reforma e um nível de vida, que devem ao facto do seu pai ter sido um homem de visão!!!
A minha mãe já faleceu, mas ela dizia que o meu tio (que era o único rapaz da sua família e tem hoje mais de 60 anos) teve um triciclo... imagine-se algo que nunca tinha sido visto por aquelas bandas, o meu avô durante muitos anos foi a única pessoa que teve carro naquela aldeia, a minha tia mais velha (hoje com oitenta anos) casou-se usando um vestido de noiva branco... até aquele dia ninguém tinha visto uma noiva vestida de branco naquela terra!!! A casa onde minha mãe sempre viveu tinha uma casa de banho com banheira e tudo... Os seus filhos foram sempre passar férias à praia... sim, porque ele levava as sua princesas a fazer praia à Figueira da Foz.
E o meu respeito por este senhor subiu ao máximo, quando no dia do seu funeral, uma senhora emigrada em França veio dar apoio às minhas tias e à minha mãe e eu ouvi uma conversa dela. A senhora agradeceu à minha mãe o facto da sua família não ter passado fome quando eram pequenos, pois o meu avô como tinha a loja deixava-os levar os bens essenciais para não passarem fome. Não queria que as pessoas se preocupassem com a forma de pagamento, pagavam quando pudessem. Isso não era importante! E referiu que o meu avô mandava levar especialmente para as crianças, pois não queria que elas passassem fome. Que lindo o meu avó, que sempre deu uma boa qualidade de vida aos filhos, não queria que outras crianças da aldeia passem privações!!! Avô esse teu gesto fez de ti um homem nobre!!! Obrigado...
A minha mãe tinha memórias óptimas do seus tempo de juventude e isso deve-o aquele homem que foi sem dúvida um homem de visão, que fez tudo que lhe foi possível para dar um bom futuro aos seus descendentes! Obrigado avô porque eu ainda consegui usufruir daquilo de bom que fizeste pela minha mãe... Tu foste um homem com muita visão e o que poderá dizer: um homem moderno!

Sem comentários: